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Modelo / Método / Artefato
PMBOK 7ª Edição

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A sétima edição do PMBOK tem uma modificação que deve ser levada em consideração pelos usuários do guia. A inclusão do ítem 4 “Modelos, Métodos e Artefatos” buscam elencar aqueles de uso mais comum. Esta versão do guia reconhece a relação existente destes três itens com as ferramentas e técnicas colocadas em versões anteriores. Todavia, convém ter apoio nas duas últimas versões para ter melhor compreensão de como esta versão funciona.

Torna-se salutar lembrar que a sexta edição do PMBOK trazia o “Apêndice X6 – Ferramentas e Técnicas”, algo que a comunidade de gestão de projetos já sentia necessidade. Nesta versão, não há a definição para tais termos, por isso, as definições são colocadas nesta página.

Ferramentas: alguma coisa tangível, como um modelo ou um programa de software, usada na execução de uma atividade para produzir um produto ou um resultado.

Técnicas: um procedimento sistemático definido usado por um recurso humano para realizar uma atividade a fim de produzir um produto ou resultado ou entregar um serviço e que pode empregar uma ou mais ferramentas.

Considerando que modelos, métodos e artefatos também estão intrinsicamente ligados àquilo que o guia chama de “Tailoring” em seu item 3, devemos nos atentar para a modificação desta definição. O infográfico abaixo expõe estas definições, buscando alertar para as diferenças existentes entre a versão anterior e a versão 7. Há de ser ressaltado que o guia reconhece no item 1.3 que nenhuma publicação pode capturar todas ferramentas e técnicas ou práticas que as equipes do projeto poderiam utilizar.

Tailoring - PMBOK 6ª Edição: é a determinação da combinação adequada de processos, entradas, ferramentas, técnicas, saídas e fases do ciclo de vida para gerir um projeto;

Tailoring - PMBOK 7ª Edição: é a adaptação deliberada da abordagem, da governança e dos processos de gerenciamento de projetos para torná-los mais adequados a determinado ambiente e a o trabalho a executar.





Modelo: representa a estratégia do pensamento para explicar um processo, framework ou uma experiência.

Método: é o meio de alcançar um resultado, saída ou entrega do projeto.

Artefato: pode ser um modelo, documento, saída ou entrega do projeto.

A razão de termos aqui o foco nestes itens se deve ao fato de serem o coração do “como fazer”, de “como chegar ao resultado” e sobre o conceito daquilo que será entregue.

A partir da definição que o guia coloca de produtos, sendo “um artefato produzido, quantificável, e que pode ser um ítem final em si ou um item componente”, tal palavra (artefato) remete automaticamente à sexta versão com saída de um processo, um entregável.

Tendo como base a cultura estabelecida de edições anteriores do PMBOK, coloca-se aqui para entendimento mais rápido e eficaz a relação que modelos, métodos e artefatos têm com a versão anterior do guia.

Dessa forma, para fins de rápido entendimento, convém perceber a relação dos modelos com ferramentas e técnicas, pois temos nesta última versão sete grupos de modelos, estes são desdobrados em 22 itens.

Ou seja, são colocados tipos de modelos e subclassificados em 7 itens, os 22 itens expostos se referem a como colocar em prática os 7 grupos de modelos apresentados pelo guia.

Devemos levar em consideração que a palavra “modelo” foi amplamente utilizada na sexta edição do guia e tida como um ativo de processos organizacionais.



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O mesmo mecanismo é feito para métodos, pois há 4 subgrupos compostos por 60 itens, que são justamente as ferramentas e técnicas para execução de um método entre as 4 classificações. Da mesma forma, os artefatos são classificados em 9 categorias, desdobradas em 76 itens. É salutar lembrarmos que na área de conhecimento chamada Gerenciamento do Cronograma na sexta edição do guia fica clara a visão que coloca métodos como algo utilizado para construir um modelo, evidenciando a relação que estes 3 ítens aqui abordados tem com as ferramentas e técnicas de edições anteriores do PMBOK. As observações acima se baseam no mapeamento do uso doas modelos, métodos e artefatos em cada área de desempenho, colocados no guia nas tabelas 4.1 , 4.2 e 4.3.

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Com relação a Artefatos, temos o total de 9 grupos abrigando 76 itens.Estes 76 itens são alocados nos 8 domínios de desempenho, de maneira que aparecem 210 vezes. De forma objetiva, o processamento existente entre modelos e métodos provocam a saída, um produto, que podfemos entender como o artefato. Este termo foi amplamento utilizado no Gerenciamento de Comunicações da sexta edição. Na versão sete colaca-se com destaque, numa forma que vemos este ítem englobando as documentações, planos de gerenciamento, relatórios de performance e contratos, permeando todo o projeto.

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