close

Ministro de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Argentina Propõe a Criação de Agência Federal de Gestão de Resíduos

Na esteira das ações mundiais acerca da gestão de resíduos sólidos, vários países tem ações em curso na tentativa de equacionar o problema. Esta semana, nosso vizinho, a Argentina divulgou que considera a criação de uma Agência Federal de Gestão de Resíduos.

Rabino Sergio Bergman, Ministro de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Argentina, declarou no encontro ocorrido no Instituto Tecnológico de Buenos Aires “Convoco os legisladores, acadêmicos e organizadores não governamentais a trabalharem juntos em uma elaboração de um projeto de lei para a criação de uma Agência Federal de Gestão de Resíduos que brinde a prestação profissional e tenha dimensão federal”. O ministro adicionalmente comentou que esta agência permitirá conseguir políticas de estado com coerência regional e práticas homoloadas com inovação tecnológica.

Hoje, no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente trata de assuntos relacionados a gestão de resíduos com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. A tentativa Argentina constitui movmento interessante para tratar do problema no cone sul, porém, o caso brasileiro possui particularidades que tornam a tarefa um desafio maior. Todavia, o modo como nosso vizinho trata a problemática dos resíduos deve, sem dúvida ser observada.