Definições
Quando buscamos o estudo das palavras Projeto e Processo, torna-se recorrente a definição de forma mais centrada no universo de gestão de projetos. Porém, é conveniente ressaltar que o quanto o Guia PMBOK®, em sua sexta edição trata do assunto de forma detalhada e instrutiva, porém, necessitando da devida atenção para não existir dificuldade quando das necessidades de sedimentação dos conceitos.
Neste artigo, há o olhar sobre estes termos com uma abordagem que busca a diferenciação e também apurar a percepção no momento em que as duas palavras fazem parte do mesmo universo. Se torna importante esclarecer que o guia mencionado é publicado pelo PMI (Project Management Institute) https://www.pmi.org.
Dessa forma, Projeto e Processo, tem suas definições abaixo, extraídas do Guia PMBOK® 6° edição:
• Projeto: É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.
• Processo: Uma série de atividades sistemáticas direcionadas para alcançar um resultado final de tal forma que se aja em relação a uma ou mais entradas a fim de criar uma ou mais saídas.
Se torna interessante notar que no PMBOK® 5° Edição tínhamos a palavra “processo” definida como como “um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para criar produto, serviço ou resultado pré-especificado”.
Para a sexta edição do guia, usa-se uma abordagem que detalha mais as inter-relações mencionadas na quinta edição, assim como a sua orientação direcionada a obtenção do resultado final do projeto, existindo nestas relações entregas (saídas) que servem de entradas para os outros processos.
Diferenças entre Projeto e Processo
No campo das principais diferenças, são colocados abaixo itens de relevância para sedimentar os conceitos, tendo em vista o constante uso dos profissionais que participam da gestão de projetos e processos.
Diferenças com relação a frequência:
• Projeto: único, tem início e fim e serve a realização de um resultado específico, produto ou serviço;
• Processo: pode ser de diferentes tipos com relação a sua frequência. Sendo único, pontual, ocorrendo uma vez só no projeto. Há também aquele contínuo, usado ao longo do projeto, assim como o executado periodicamente, conforme a necessidade do projeto.
A sua realização, o que ele tem como resultado é a entrega (saída),que serve de entrada para outro processo. Existindo a direção clara a se obter o produto do projeto (resultado específico) durante a execução e sua relação com outros processos.
De forma mais objetiva, estão colocadas abaixo afirmações com relação às diferenças. Dessa forma:
• Usa-se Projeto para melhorar Processo;
• Usa-se Processo para gerenciar Projeto.
• PROJETO CRIA produtos, serviços, melhoria, resultados.
• PROCESSOS SÃO EXECUTADOS para criar produtos, serviços, melhorias, resultados.
É consenso na comunidade de gestão de projetos que projeto sem aplicação de conhecimentos, habilidades por meio de processos tendem a falhar. Dentro dessa visão, podemos ter um projeto concebido para melhorar um processo que necessita de maior eficácia.
O quadro abaixo sintetiza de forma objetiva.