close

O Programa 5 S

Surgido no fim da década de 50, no século XX, muitos creditam a criação do Programa 5S ao famoso guru da Qualidade, podemos assim dizer, Dr Kaoru Ishikawa, muito conhecido pelo método de análise falhas “Espinha de Peixe” (ou 6Ms, também conhecido como “Diagrama de Ishikawa”).

O programa 5S constitui base sólida para a implementação do Lean Manufacturing. A mudança no panorama organizacional, com sua adoção, é sensível e rápida, tendo ganhos significativos no bem-estar, saúde ocupacional dos envolvidos nas atividades e reflexos significativos no produto do trabalho.

Hoje, alia-se a Gestão 5S, a Segurança (Safety), conceito propagado pela Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA), na gestão Lean Government para aumentar a Qualidade, Eficiência administrativa, Transparência e Velocidade dos processos.

Acima, a ilustração mostra o ciclo do 5S, tendo a Padronização (Seiketsu), Organização (Seiri), a Ordem (Seiton) e a limpeza (Seiso) em torno da Disciplina (Shitsuke). O sexto “S”, recentemente adotado é o da Segurança, em inglês, Safety, simbolizando o quanto os 5Ss tem relação com a Segurança e todo o ESH (Environment, Safety and Health) ou SHE.

Há quem defenda a inclusão de outros Ss para simbolizar outras palavras que tem seu início com S no idioma japonês, como “hábito”, “persistência” e “economia”, já saindo um pouco do conceito que não se mostra envelhecer. Porém, tal inclusão não tomou força em termos corporativos e nem acadêmicos, sendo as cinco vertentes as mais importantes desde a criação do método.