close

Stress Hídrico

Não é novidade falarmos da escassez de água no mundo e da ameaça à vida que tal fato constitui. Pelo histórico recente das variáveis ambientais, cada vez mais ouviremos o termo “stress hídrico”, considerando tal condição quando a demanda pelo recurso supera seu fornecimento, gerando efeitos negativos em áreas como o saneamento, influenciando a agricultura e segurança alimentar.

Fatores como a poluição das águas e uso indevido, aliado ao aumento anual do consumo, assim como da população colocam o mundo em alerta para uma crise que vem se instalando e tende a impor uma perspectiva que leva a escassez já vivida pelo norte da África e Oriente médio.

É nesse contexto que assuntos como mudanças climáticas geram expectativas de transformações para que a falta d’água não assole parte dos 8 bilhões de pessoas que o planeta abriga, sendo mais uma vez relevante ressaltar que problemas ambientais não respeitam fronteiras, sendo este fato importante para a abordagem relacionada às águas subterrâneas.