A nova versão 2015 se mostra mais moderna e admite a gestão de riscos entre seus pilares.
Com frequência a ISO 9001 é revista e como a organização mesmo informa, se necessário, revisitada. Dessa forma, a nova versão, chamada ISO 9001:2015, difere de sua antecessora, a ISO 9001:2008 e coloca na alta gestão da organização a responsabilidade pelo sucesso do sistema implementado.
Reconhece a importância do cliente final e sua rapidez para comunicar e repercutir as ações positivas e negativas da organização.
A ISO se mostra alerta às mudanças no mundo nas últimas décadas e busca não perder as raízes sem deixar de dialogar com as mudanças ocorridas na sociedade. Foca em ser mais aplicável e acessível a todos tipos de organizações.
Convém, salientar que a versão 2015 tem base em 3 pilares, os quais são: Pensamento com Base em Riscos, PDCA e a Abordagem de Processos.
Importante: Contando a partir de setembro de 2015, existe um período chamado de “período de transição” de 3 anos. Ou seja, o deadline foi setembro de 2018. Após esta data, os certificados da versão 2008 da norma não tem mais validade. Abaixo, os três pilares da nova versão:
• Riscos: “a abordagem de riscos e oportunidades estabelece uma base para o aumento da eficácia do sistema de gestão da qualidade, para o alcance de melhores resultados e para a prevenção de efeitos negativos”.
• PDCA: Plan, do, control, Action. Pontuado pela ISO como ferramenta que pode ser usada para gerenciar sistemas e
processos. Deve-se levar em conta o fato de que em cada fase do PDCA o pensamento na gestão de riscos deve ser constante.
• Abordagem de Processos: Se torna importante sanar a dúvida frequente que existe entre o que a ISO9000 e a ISO 9001. Para tal, devemos abordar as três normas da família ISO9000, as quais são:
– ISO9000: a qual traz a organização para a realidade do QMS (Quality Management System, o sistema de Gestão da Qualidade;
– ISO9001: é o QMS em sua prática, é a norma que põe em prática e que agrega valor a organização por meio de suas práticas;
– ISO9004: é a norma que trata de um ajuste mais fino após a empresa ter know how na ISO9001. Abre os horizontes da organização para uma realidade estratégica numa abordagem junto às necessidades e expectativas mais especificamente mapeadas de seus clientes e stakeholders de um modo geral.
A figura abaixo coloca a estrutura da nova versão da norma.
É importante ressaltar a preocupação da ISO com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2015 com metas a serem alcançadas até 2030 (https://www.iso.org/sdgs.html). Nesse contexto, a ISO coloca o explicativo dos ODSs e as respectivas normas relacionadas cada objetivo.
As Nações Unidas são responsáveis por elaborar a Agenda 2030 na qual os ODSs são indispensáveis, organizações como a ISO conferem a estes objetivos a devida importância, festando ambos atores como vetores que agem no mesmo sentido e direção para melhoria do mundo neste século XXI.
Abaixo, o sumarizado dos ODSs e as normas com as quais tem relação, lembrando que o ODS #17, que trata de parcerias para alcançar as metas não tem uma norma específica, mas possui um guideline publicado pela ISO (https://www.iso.org/publication/PUB100269.html):