Gaylor Nelson (foto abaixo), senador americano pelo estado de Wisconsin, conhecido por ser ativista ambiental nos anos 60, foi o principal responsável pela criação do dia da Terra. Como governador de Winsconsin, foi responsável por uma agenda que priorizou os recursos hídricos e a criação de parques, visando o lazer ecológico.
No dia 22 de abril de 1970, foi criado o dia do nosso planeta. O Dia da Terra, criado em meio a uma necessidade que se externava nos Estados Unidos de ter assuntos ambientais tratados com a devida importância, é uma data de vital relevância no que diz respeito a educação ambiental.
Nosso planeta, cada vez mais se mostra ferido e de importância maior para a sobrevivência da espécie humana. Ou seja, nós precisamos mais da Terra do que ela de nós. Somos visitantes, passageiros num planeta que já existia muito antes de habitarmos esta terra. Alguns dados são colocados abaixo para nos guiar diante da grandeza e importância do planeta.
Entre os desafios que se a humanidade tem para cumprir com deveres diante do planeta estão o de equacionar a questão da emissão de gases de efeito estufa e a a disposição e destinação ambientalmente adequada de nossos resíduos. A revisão do padrão de consumo adotado pela humanidade desde a Revolução Industrial se torna de vital importância para a vida humana, assim como dos animais e vegetais no planeta.
– Distância Média do Sol: 149.600.000 km
– Translação: 365,2564 dias
– Rotação: 23,9345 horas
– Temperatura Média: 15 ºC
– Diâmetro: 12.756 km
– Satélite Natural: Lua
– Idade aproximada: 4,5 bilhões de anos